terça-feira, 29 de julho de 2014

PROJETO “FESTIVAL DE LEITURA NA ESCOLA”

O hábito da leitura contribui para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.

É preciso levar a diante a ideia de que o valor da  leitura não se limita à introdução ao mundo da fantasia ou à aquisição de conhecimentos, deve-se estar atento à oportunidade de reflexão sobre a realidade apresentada pelo autor através de sua obra, fruto da necessidade humana de comunicação com o outro e com o mundo.
O contato com o universo da leitura deve ser  incentivado de modo que o leitor, envolvido com tal prática, faça suas as palavras de Rita Foelker ao falar da importância da leitura:
Ler é saber. O primeiro resultado da leitura é o aumento de conhecimento geral ou específico.
            Ler é trocar. Ler não é só receber, mas comparar as experiências próprias com as narradas pelo escritor, comparar o próprio ponto de vista com o dele, recriando idéias e revendo conceitos.
Ler é dialogar. Quando lemos, estabelecemos um diálogo com a obra, compreendendo intenções do autor. Somos levados a fazer perguntas e procurar respostas.
 Ler é exercitar o discernimento. Quando lemos, colocamo-nos de modo favorável ou não aos pontos de vista, pesamos argumentos e argumentamos dentro de nós mesmos, refletimos sobre opções dos personagens ou sobre as idéias defendidas pelo autor.
Ler é ampliar a percepção. Ler é ser motivado à observação de aspectos da vida que antes nos passavam despercebidos.
 Ler bons livros é capacitar-se para ler a vida.”
OBJETIVO GERAL
Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando a formação do educando e a melhor qualidade de seu aprendizado.


Descrição abreviada da ação
 Cada professor, independente da disciplina que leciona, ficará responsável por promover uma aula de leitura  na turma em que estiver na 4ª aula. Os gêneros textuais em destaque serão os mesmos que as turmas trabalharão na Olimpíada de Língua Portuguesa (1º ano,crônica; 2º e 3º anos artigo de opinião). 


           

 Parabéns para educadoras Débora Viana Pereira, Ivonete Selma Ribeiro, Márcia Maria Batista, Maria Aparecida Bighi, Rosemere Fialho pelo incentivo constante da leitura em nossa escola.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...