sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DIA F



 Aconteceu nesta quarta-feira, dia 24/08, na EEEFM ”Fraternidade e Luz” um encontro do conselheiros e convidados . O motivo do mesmo foi FOMENTAR, FORMAR e FORTALECER  o Conselho de Escola que está prorrogado até dia 21/11/2014 .
O encontro reuniu um grande número de conselheiros, incluindo os suplentes. Também contou com a participação de um significativo número de convidados interessados em conhecer as funções delegadas aos conselheiros e sua atuação nos diversos segmentos aos quais são eleitos.
A reunião foi dirigida pela gestora Alice Romanelli Penna e os temas foram apresentados em slides sugeridos pela SRE.
Muito se falou em gestão democrática, lembrando que ela só será alcançada quando a escola conseguir envolver e valorizar os trabalhadores da educação, comunidade escolar e comunidade local.
 Foi reafirmado que a primeira ação do Conselho Escolar é a de discutir e delimitar o tipo de educação a ser desenvolvido na escola, para torná-la uma prática democrática comprometida com a qualidade socialmente referenciada.
Também foi discutido que a participação do conselheiro, demanda preparação, que envolve a capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e comprometimento com a implementação das decisões tomadas.
Finalizando, os participantes interagiram com o estudo de 3 casos apresentados, dando sugestões de como resolvê-los.
Após a reunião, todos confraternizaram com um cafezinho.

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de                                convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de  participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”                                        
                                                                                                   Paulo Freire





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...