sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Carta endereçada aos alunos

  Carta produzida coletivamente pelos educadores da Escola "Fraternidade e Luz" que estão inseridos na FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.

Caros alunos,

            Sabemos que muitas vezes o contato entre professor X aluno não é como vocês gostariam. Vocês são jovens - não que nós não sejamos - e estão vivendo um momento da vida muito divertido e, ao mesmo tempo, de suma importância, momento esse em que surgem diversos conflitos.
            Quando nós parecemos “caretas” e mal humorados, não é que realmente somos os “monstros” que vocês pensam, mas, em muitas situações, precisamos nos portar assim para que vocês percebam que há hora para tudo: hora da “zueira” e hora de levar a sério. Afinal, o futuro de vocês vai ser construído sobre as atitudes de hoje. Pesado, né? Mas é real! Todos nós professores já passamos por isso, alguns, inclusive, com certa dificuldade. Agora é a vez de vocês. O ENEM vem por aí, é hora de pensar em uma carreira a ser seguida, e ainda vem a puberdade junto, com tanta coisa para fazer, estudar, pensar, experimentar e sentir.
            Por várias vezes nos deparamos com as suas perguntas indigestas: “ah professor, vai dizer que você nunca colou em prova? Nunca foi expulso de sala? Conversou demais? Não quis estudar...?” E sabe de uma coisa, para muitas dessas perguntas a resposta é “SIM”. Se hoje cobramos limites de vocês é porque tais limites também nos foram cobrados e o tempo nos mostrou o quanto eles contribuíram para nosso crescimento. De igual modo, queremos que contribuam para o desenvolvimento de vocês também.
            Portanto, pedimos a compreensão e a colaboração de todos, não para os professores, mas para vocês terem uma melhor formação, pois nessa fase tão difícil de escolhas, nós, professores, não queremos só preparar vocês para uma prova, mas para toda a vida. Com a colaboração de todos, iremos juntos melhorar o processo educacional, e essa melhora não se dará por mérito nosso, mas será fruto de um trabalho em equipe, por isso aguardamos as sugestões de vocês em relação aos seus questionamentos.
            Agradecemos a atenção e estamos prontos a ajudá-los no que for preciso nessa caminhada na construção de um futuro melhor.

            Att.


           Educadores  do Ensino Médio da E.E.E.F.M. “Fraternidade e Luz”






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...