domingo, 1 de maio de 2011

PROJETO "EDUCAÇÃO NÃO TEM COR"

A escola "Fraternidade e Luz", realizou nos dias 25 à 28 de Abril o projeto "EDUCAÇÃO NÃO TEM COR". O projeto envolveu as disciplinas de artes (Aline Tomé de Souza), filosofia(Alexon Silva Tavares), geografia(Marilia Scaramussa Guidi), história (Rosemere Smazarro), e sociologia (Morgana Oliveira Guimarães). Com o objetivo da valorização da cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade; redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo; desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana; trazer a tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversas,para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
É a educação voltada para consciência da importância do negro para constituição e identidde da nação brasileira e, pricipalmente, do respeito a diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultura trazida pela influência africana.
Foi uma semana bem diversificada com danças, capoeira, teatro, declamação, pratos típicos, roda de samba e palestra com o professor e advogado José Paineiras.

Um comentário:

RITA PRATES - PEDAGOGOA disse...

Parabenizamos nossos professores e alunos envolvidos no Projeto “EDUCAÇÃO NÃO TEM COR”.
Com discussões e projetos bem elaborados como este, é possível combater o preconceito racial que existe, sim, na sociedade. Está nas suas mãos, professor, o sucesso dessas crianças, negras e brancas, como alunas e cidadãs.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...