

O Uso do Jornal na Sala de Aula favorece a presença e a prática constante da leitura e escrita de diferentes tipos e gêneros textuais, cada qual com suas características, finalidade e linguagem, além do que, cria situações concretas e reais de comunicação, colocando o aluno ora na posição de leitor, ora na posição de escritor e revisor de suas próprias produções. Sabe-se que formar estudantes críticos faz parte dos desafios da educação e o trabalho a partir das tecnologias de informação e comunicação possibilita uma leitura mais ampla do mundo em que vivemos.Portanto, trabalhar os diferentes gêneros textuais encontrados no jornal impresso estimula o gosto pela leitura e desenvolve habilidades de selecionar, analisar, sintetizar, argumentar e comparar.As experiências são da professora Márcia Maria de Souza Batista com os alunos do Ensino Médio.Os alunos dos 2º anos do Ensino Médio utilizaram os jornais “A Gazeta” e “A Tribuna” para pesquisar as Classes Gramaticais estudadas, recortando e colando-as no caderno. Os alunos dos 3º anos utilizaram ao estudar todas as Orações Subordinadas, buscando, nos jornais, exemplos e colocando-os no caderno. Também aconteceu discussões de temas atuais escolhidos de acordo com o interesse dos alunos, desafiando-os a interpretarem, com olhar crítico, as informações e as imagens divulgadas, relacionando-as com a realidade local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário