terça-feira, 13 de julho de 2010

PROJETO FAMILIA PRESENTE NA ESCOLA







Justificativa

O Projeto FAMÍLIA PRESENTE NA ESCOLA compõe uma série de ações que visa à articulação entre a Família e a Escola, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação oferecida às crianças, adolescentes e jovens da EEEFM “FRATERNIDADE E LUZ” no município de Cachoeiro de Itapemirim.
O Projeto tem como princípios: a corresponsabilidade, a participação e o pertencimento, reconhecendo as diversas formas de organização familiar e as relações que se estabelecem entre os sujeitos; A responsabilidade primeira da família na educação dos filhos, na formação de valores e no estabelecimento de limites; A participação da família nas ações da escola, reconhecendo a importância de seu envolvimento para o sucesso escolar do filho/aluno; A família e a escola como instituições aprendentes; Os espaços legítimos de participação no fortalecimento da Gestão Escolar.
Através da criação de um espaço de conhecimento, que possibilita às famílias o envolvimento no processo ensino-aprendizagem, no acompanhamento do desempenho escolar dos filhos e na participação das produções acadêmicas e culturais, o projeto ainda se apresenta como ferramenta de fortalecimento do relacionamento entre pais e filhos, ao passo que causa a aproximação e afeto. Estes últimos, promotores do convívio entre pais (ou responsáveis) e filhos, resgatando o diálogo geracional, orientando o processo educativo e permitindo a troca de experiências.
Desta maneira estaria formado um espaço de convívio e participação social, que abre as portas desta escola para atividades de integração entre as diversas famílias, a escola e a comunidade local.

Objetivos

Gerais


Fortalecer e aprofundar a relação Escola e Família;

Específicos


Contribuir na melhoria do desempenho escolar e redução nos índices de reprovação e evasão.

Auxiliar na construção da identidade, autonomia, auto-estima e perspectiva do estudante.

Contribuir com ações educativas pelo bom relacionamento entre pais e filhos;

Buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades e responsabilidades de cada uma;

Incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola;

Fortalecer a Gestão Escolar.

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