Priscilla Thompson ppessini@redegazeta.com.br
Se ajudar às crianças a estudar nos primeiros anos escolares já não é das tarefas mais fáceis para os pais, imagine quando eles entram na adolescência. O ensino médio é, sem dúvida, uma fase fundamental nos estudos, principalmente para quem está se preparando para a universidade. Mas é também uma das mais complicadas para os pais.“Vigiar a execução das tarefas é muito mais difícil, porque, na adolescência, o aluno se sente independente, e até mesmo os pais sentem que podem deixar tudo por conta deles. Por isso é preciso acompanhar de outras maneiras, estando ainda mais próximo da escola”, diz a orientadora educacional do ensino médio do Colégio Darwin, Christiana Saleme Diaz.
Pesquisa
Uma pesquisa realizada pela escola com alunos do 2º ano do ensino médio em 2009 revelou que 57% dos alunos poderiam melhorar o desempenho escolar se conseguissem vencer o desânimo. E foram os próprios alunos que apontaram essa solução para a melhoria, além do aumento nas horas de estudos e do cumprimento dos horários estabelecidos. Christiana defende que os pais podem, e devem, orientar os filhos a estabelecer um horário fixo todos os dias para revisar os conteúdos das disciplinas e, principalmente, conferir a execução das tarefas. “Muitos podem até resistir a esse controle na adolescência, mas, quando isso é feito desde o início da vida escolar, é mais fácil”, explica.
Dicas
Para ajudar os pais a acompanhar os filhos uma dica é a de sempre perguntar ao filho, no final do dia, o que foi feito e, se preciso, conferir o cumprimento das tarefas, principalmente para os pais que não têm tempo durante o dia. “Vale também estar sempre em contato com a escola para saber o desempenho do aluno nas disciplinas”, acrescenta a orientadora educacional.
Conciliar o tempo de estudos com o computador. Essa competição é um dos principais problemas para os jovens de hoje. Local de estudo não podem ter a presença de computador, televisão nem aparelho de som. O local precisa ser reservado.
Combinar o horário para que o estudante possa conciliar laser, estudo e família também é fundamental.
TV é a “biblioteca” para maioria dos estudantes, aponta pesquisa Cada vez mais inseridos no mundo das novas tecnologias, os adolescentes ainda têm na televisão a principal fonte de informações a respeito do mundo atual. Pode parecer contraditório, mas é isso que revela a pesquisa realizada com alunos da 2ª série do ensino médio do Darwin. De acordo com 46,7% dos entrevistados, a TV é o meio mais utilizado para se manter atualizado. A internet aparece em segundo lugar, utilizada por 39% dos estudantes. A orientadora educacional da escola, Christiana Saleme Diaz, explica que isso acontece, porque, apesar de muito utilizada, a internet é vista por esses adolescentes apenas como instrumento de socialização.
"A pesquisa também apontou que poucos buscam se atualizar, e muitos nem mesmo têm o hábito da leitura. Quando utilizam à internet é para bater papo e entrar nas redes sociais”, diz. A leitura privilegiada desses alunos, segundo a pesquisa, é a de livros indicados pela própria escola. “Poucos são os que buscam outro tipo de literatura, e até mesmo jornais e revistas”, diz Christiana.
Combinar o horário para que o estudante possa conciliar laser, estudo e família também é fundamental.
TV é a “biblioteca” para maioria dos estudantes, aponta pesquisa Cada vez mais inseridos no mundo das novas tecnologias, os adolescentes ainda têm na televisão a principal fonte de informações a respeito do mundo atual. Pode parecer contraditório, mas é isso que revela a pesquisa realizada com alunos da 2ª série do ensino médio do Darwin. De acordo com 46,7% dos entrevistados, a TV é o meio mais utilizado para se manter atualizado. A internet aparece em segundo lugar, utilizada por 39% dos estudantes. A orientadora educacional da escola, Christiana Saleme Diaz, explica que isso acontece, porque, apesar de muito utilizada, a internet é vista por esses adolescentes apenas como instrumento de socialização.
"A pesquisa também apontou que poucos buscam se atualizar, e muitos nem mesmo têm o hábito da leitura. Quando utilizam à internet é para bater papo e entrar nas redes sociais”, diz. A leitura privilegiada desses alunos, segundo a pesquisa, é a de livros indicados pela própria escola. “Poucos são os que buscam outro tipo de literatura, e até mesmo jornais e revistas”, diz Christiana.
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