quinta-feira, 4 de março de 2010

Eleição conselho escolar 2010






















A fim de mobilizar a comunidade escolar da rede pública estadual e possibilitar um melhor diálogo entre seus membros, serão realizadas nesta sexta-feira (26) eleições para escolher os representantes dos Conselhos de Escola. Para participar, basta procurar a instituição mais próxima de casa e demonstrar interesse...


Mas o que é o Conselho Escolar?

Os Conselhos Escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola estabelece regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.Se considerarmos a contribuição fundamental da escola pública para a construção de uma cidadania participativa e a tomarmos como uma construção permanente e coletiva, veremos que os Conselhos Escolares são, primordialmente, o sustentáculo de projetos político-pedagógicos que permitem a definição dos rumos e das prioridades das escolas numa perspectiva emancipadora, que realmente considera os interesses e as necessidades da maioria da sociedade.Os Conselhos Escolares contribuem decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a escola e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos desafios escolares imediatos, mas dos graves problemas sociais vividos na realidade brasileira.Na EEEFM "Fraternidade e Luz" a participação dos dos alunos, pais, professores e demais funcionários está sendo maciça.

Rita Prates-pedagoga

Um comentário:

RITA PRATES disse...

A criação do Conselho Escolar trouxe para o interior das Escolas Públicas a possibilidade de democratizar as estruturas do poder escolar, pois permitiu a seus agentes a formulação de políticas de interesses locais, estabelecendo um processo de diálogo com a comunidade escolar, fazendo valer os direitos constitucionais da comunidade. A democracia, a liberdade, e a autonomia plena são um processo de conquista conjunta, coletiva da sociedade que se organiza e se insere como sujeito da história. Ou seja, traz a participação de pais para a formulação e gestão, pedagógica e financeira da escola pública.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...